• Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn
  • Twitter

Copyright Studio Saude Vital

Desenvolvido por AWD Business

Un. Maia: Rua Arminda de Lima 328

Vila Progresso - Guarulhos - SP

Telefone: (11) 2408-7286

WhatsApp: (11) 9 8886 - 8066

SOBRE NÓS

Centro de bem-estar e reabilitação, preventiva e terapêutica, de saúde física e mental aplicada ao público em geral e grupos especiais como gestantes, atletas e público sênior.

NEWSLETTER
Please reload

Posts Recentes

ENTREVISTA NO PROGRAMA INCENTIVANDO ESPORTES

January 24, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

A SUA IDADE NÃO É MEDIDA EM ANOS. EXERCITE-SE !

January 24, 2018

A atividade física é vital em qualquer idade, mas quando atingimos uma idade avançada, se torna ainda mais crucial. Condições que tipicamente se desenvolvem com a idade, podem ser postergadas quando nos mantemos ativos.

 

Segundo os centros de controle de prevenção de doenças, a atividade física pode ainda prolongar a expectativa de vida.

 

Por isso, os exercícios físicos são essenciais para as pessoas com mais idade, afinal, ao exercitarmos melhoramos a nossa mobilidade, saúde física, em especial cardiovascular, e, saúde mental.

 

Lembro da importância de consultar um médico antes de praticar qualquer atividade física.

 

Neste blog, teremos com frequência a participação de profissionais qualificados para conhecermos mais opções de exercícios dentro de nossa faixa etária.

 

Hoje, apresento a Dra Danielle Barros, especialista em Pilates a 11 anos. Ela atende clientes na sua clínica na cidade de Guarulhos na grande São Paulo.

 

1 – Quando começou a se dedicar ao Pilates e por quê ?

 

Desde criança sempre quis trabalhar na área da saúde e amava esportes, por isso escolhi a fisioterapia. 

 

Em 2006 fiz o curso e gostei muito do método. Assim consegui unir minhas 2 paixões: reabilitar através da prática de um esporte.

 

 

2 – Onde e como nasceu o Pilates ?

 

O que difere de outras formas de exercícios. Foi na Alemanha que Joseph Pilates desenvolveu esse método. Ele mesmo tinha vários problemas de saúde e exatamente por isso praticava várias modalidades esportivas para se SUPERAR.

 

Ele começou à aplicar seus exercícios nos combatentes na 2°guerra mundial, por isso alguns equipamentos são um tanto “esquisitos” pois ele adaptou as macas e cadeiras de roda para os feridos de guerra praticarem.

 

Foi bem depois que ele foi refugiado para Nova Iorque e montou seu estúdio, na 8°avenida, onde começou atendendo bailarinos que queriam melhorar seu desempenho na dança.

 

 

3 – Quais os benefícios que trazem ao corpo e a mente?

 

Os benefícios do Pilates podem ser notados a partir da terceira semana de dedicação, dentre esses, os idosos poderão reconhecer que dormirão melhor e se sentirão mais dispostos.

 

Entre outros benefícios estão: consciência corporal e melhora da postura, mais equilíbrio e coordenação motora; menos dores e rigidez, além de mente sã.

 

Já dizia Joseph: “Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando. É estar presente, concentrado e não distraído… é a mente que esculpe o corpo. Ou seja, se simplesmente fazer um exercício sem se concentrar ele se torna um movimento automático e não faz a menor diferença.

 

Inclusive ele chamava seu método de “Contrologia”, deve-se controlar o movimento fluido junto à respiração. Foi depois da sua morte que em sua homenagem foi nomeado PILATES.

 

 

4 – Existe estudos que comprovam que a técnica é mais eficiente para alguma necessidade específica ?

 

Existem estudos que apesar da pouca amostragem, pouco tempo de intervenção e sem comparação com outros tipos de exercícios físicos mostram mudanças positivas em parâmetros como funcionalidade, estabilidade, mobilidade, equilíbrio dinâmico e estático, força muscular, flexibilidade, postura, entre outros.

 

A melhoria da autoconfiança, a redução do medo de cair, diminui o número de quedas de pessoas idosas.

 

Quando se trata de avanços na autonomia pessoal, estudos relataram que os exercícios de Pilates promoveram evolução significativa no desempenho funcional de idosas saudáveis, em atividades como vestir a camiseta, levantar-se da posição sentada e deitada e de marcha (caminhada).

 

 

5 – Quantas vezes deve ser praticado por semana para ter os benefícios ?

 

O ideal é praticar de 2 à 3 vezes por semana, porém 1 vez por semana dá para ter bons resultados (só demora mais, mas dá)

 

 

6 – Pode ser praticado em qualquer idade, inclusive para a geração sênior ?

Sim, de 12 à 100 anos.

 

Gosto de uma das frases dele que diz: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”

 

 

7 – Existe algum risco para o corpo, para as pessoas de mais idade ?

 

A única contra-indicação é hipertensão não controlada mas se for controlada com medicamentos, não há riscos. Outro cuidado é ser realizado por profissional devidamente habilitado.

 

 

8 – Alguma informação adicional que deseja compartilhar ?

 

Joseph era um homem muito sábio e à frente de sua época, embora não fosse médico ou enfermeiro, era um grande estudioso. Sua filosofia se expande não só aos exercícios, mas à todas as áreas da saúde, seus ensinamentos são vistos até hoje como atuais e ficará sempre para a posteridade.

 

 

Algumas frases mais marcantes do Sr  Joseph Pilates:

 

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.”

 

“A arte do Pilates prova que o sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida.”

 

“Aposentamos muito cedo e morremos muito jovem, o apogeu da vida deve ser em 70 anos e a idade avançada não antes dos 100 anos.”

 

Resumo da especialista entrevistada:

 

Dra Danielle Barros, fisioterapeuta desde 2001. Pós- graduada em ortopedia e traumatologia pela UNIFESP, RPG pelo Instituto Philip Souchard. Formada pela Body Harmonics e Fletcher Pilates em Toronto no Canadá.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo